A História da Tv Brasileira



Em fevereiro de1949 o empresário Assis Chateaubriand foi até o pátio da rádio difusora de seu grupo Diários Associados
, local onde os funcionários costumavam jogar peteca para passar o tempo. Ele estava acopanhado por um grupo de homens com papéis na mão e trenas e foi expulsando Cassiano Gabus Mendes e Walter Fontes, que jogavam peteca no pátio naquela tarde. Assis começou a riscar o chão e dar ordens e então Walter se aproximou do chefe com cuidado e disse: " Mas Seu Assis, o senhor vai destruir nosso campinho de peteca?" Assis encarou Walter e rebateu enérgico: " Vocês que joguem peteca no raio que parta! Aqui vai ser os estúdios da Tv Tupi!"



A tv brasileira é hoje alvo de muitas críticas por causa de sua programação rídicula e do exagero contido nas informações veinculadas. Realmente tem muita porcaria na televisão ( Sim Big Brother, eu estou falando de você!). Mas nem sempre a tv foi esse palco de idiotices gratuitas com tempero ruim. A televisão brasileira passou por muitas coisas e mudanças. Mas como tudo começou?
Foi em 18 de setembro de 1950 que tudo começou de fato. O empresário Assis Chateaubriand criou o primeiro canal de tv brasileiro ao qual deu o nome de Tv Tupi, hoje SBT. Assis queria aumentar o alcance de informações de seu grupo Diário Associados, e para isso nos presenteou com a primeira tv do Brasil. O equipamento para a transmissão de tv nem sequer existia ou era fabricado no Brasil e Assis teve de buscar tudo lá fora.  Assis fez sua correria e comprou tudo na mão da empresa gringa Radio Corporation of America (RCA). O próprio Assis Chateubriand foi buscar o equipamento juntamente com alguns de seus funcionários, incluindo Cassiano Gabus Mendez,  no porto de Santos, no dia 25 de março de 1950.
Como não havia aparelhos de tv nas casas brasileiras na época, Assis comprou 200 televisores dos gringos que quase não chegaram a tempo da primeira transmissão da Tv Tupi que aconteceria no dia 18 de setembro de 1950. Os televisores atrasariam por causa da burocrácia alfandegaria contidas no processo de importação dos produtos. Assis usou sua influência politica para acelerar o processo. Mandou que as tvs fossem entregues via contrabando e se responsabilizou pelos riscos. Até prometeu uma tv ao presidente do Brasil na época para passar batido e colocou os aparelhos em pontos estratégicos da cidade de São Paulo.
Vai ao ar então a primeira transmissão da tv brasileira. Um transmissor foi posto no topo do prédio do Banco do Estado de São Paulo. As imagens são geradas á partir de um estúdio na Rua 7 de Abril e uma garotinha surge na tela dos televisores dizendo a seguinte frase: "Está no ar a televisão no Brasil". A garotinha está caracterizada de índia, fazendo alusão ao símbolo da Tv Tupi que é um indiozinho.
A programação era improvisada e totalmente ao vivo onde se filmava os programas de rádio da época e por isso os imprevistos eram constantes. Só na primeira transmissão uma camêra quebreou e o programa teve que ser filmado por uma camêra só.
O primeiro programa criado especialmente para a tv foi "Tv na Taba", que era apresentado por Homero Silva e tinha participações de pioneiros da tv como o humorista Mazaroppi e a apresentadora Hebe Camargo. O programa era principalmente dedicado a números musicais e humorísticos.
A Tv Tupi também foi a primeira a produzir e veicular um telejornal no Brasil. O "Imagens do Dia" foi ao ar em 19 de setembro de 1950 e era todo improvisado, lembrando a produção ruim dos telejornais da Rede Tv. As matérias eram filmadas com película de 16 milímetros e algumas vezes tinham que ser levados de avião e revelados no Rio de Janeiro ou São Paulo, quase sempre chegando em cima da hora.
A audiência não era grande coisa pois, havia a falta de televisores no país com maioria populacional de pessoas pobres, mas mesmo assim Assis Chateaubriand fez fortuna com o novo veículo de comunicação vendendo espaço para publicidade á algumas marcas da época.



E a primeira dramatúrgia (Ainda no formato de teatro) foi ao ar em novembro de 1950. "A Vida Por Um Fio" era um drama policial em que uma mulher era estrangulada pelo marido com um fio de telefone (Não se fazem mais coisas tão trash assim na tv). A "novela" tinha Lima Duarte e Lia de Aguiar no elenco. Era baseada no romance americano "Sorry, Wrong Number"(Desculpe, Número Errado).
A Tv Tupi chega ao Rio de Janeiro em 1951 com programação independente de sua matriz em São Paulo e á patir dali Assis Chateaubriand expande sua emissora pelo Brasil levando até Minas Gerais (Belo Horizonte) o canal Tv Itacolomi. No Rio Grande do Sul, Assis inaugura a Tv Piratini, em Porto Alegre. Estas expansões cuminariam na criação da Rede Tupi de Televisão.
Nesse meio tempo também surge a Tv Paulista em São Paulo, criada em 1952 e a Tv Record em 1953. Ambas emissoras eram concorrentes á Tv Tupi apesar de na época não haver essa disputa por audiência que temos hoje.
Na década de 1960 teve inicio a chamada Revolução Sexual e as revoltas  estudantis contra a ditadura que impulsionou as mudanças no conteúdo da televisão. Isso mesmo. Foi á partir dessa época que a televisão perdeu a vergonha de vez. E vale ressaltar que foi nessa época também que o Videotape (VT) deu as caras na tv trazido ao país pelo humorista Chico Anysio. Agora se podia editar programas antes de serem colocados no ar. Foi graças ao VT que 27 outras emissoras foram inauguradas associadas as já existentes emissoras matrizes de São Paulo e Rio de Janeiro.
As transmissões de tv via satélite ocorreram em 1965. Neste mesmo ano, para a alegria de Satanás, entrava no ar a Tv Globo no Rio de Janeiro, de propriedade do empresário Roberto Marinho. Em 1967 a Bandeirantes também foi inaugurada em São Paulo.
É preciso falar também da Tv Excelsior que mudou a tv da época de uma maneira radical. A Excelsior foi a primeira emissora a de fato produzir uma novela em solo brasileiro. A Excelsior nacionalizou a programação do "Horário Nobre" com a novela "2-5499 Ocupado" (Nome ruim demais), de produção da própria emissora. Ah, e foi a primeira a fazer transmissões em rede, ou seja, simultaneante para várias emissoras afiliadas Brasil á fora.
Em 1961 o apresentador e empresário Silvio Santos estréia na tv com o programa de auditório "Vamos Brincar de Forca" que se tornou referência para outros programas do genêro que surgiram depois. O programa era transmitido pela Tv Paulista e bateu picos de audiência assustadores pra época. O Señor Abravel já era fodão antes mesmo de assumir o SBT.
Já na Tv Tupi, a novela cubana "O Direito de Nascer", exibida no ano de 1960 bateu recordes de audiência.
Em 1968 a novela "Beto Rockfeller" de Bráulio Pedrosa e Cassiano Gabus Mendes, exibida pela Tupi, inovou o jeito de fazer novela no país. Ali foi trazida para o Brasil a narrativa bem elaborada ( E hoje já muito batida) do "anti-herói". Foi á partir daí que as novelas foram virando essa porcaria que são hoje com a mocinha que não consegue ficar com o mocinho por causa da vilã fofoqueira.
Na Record o programa "Familia Trapo", transmitido direto do Teatro Record com plateia e ao vivo, foi um sucesso da década de 60 e serviria mais tarde de base para programas como "Sai de Baixo", sucesso nos anos 90. A Record também deixou sua marca com a exibição de festivais de música que foram responsaveis pelo surgimento de muitos artistas consagrados da Jovem Guarda como Caetano Velozo e Elis Regina.
A tv em cores "chegou" em caráter experimentou em 1962 quando a TV Excelsior transmitiu o programa "Moacyr Franco Show" (Isso mesmo, Moacyr Franco é mais velho que você imagiana!). Em 1963 a Tv Tupi dá uma de invejosa e também faz uma transmissão em cores exibindo o seriado "Bonanza", nos sábados á noite. Mas as coisas não foram tão bem quanto se esperava para transmissões em cores. Os receptores eram muito caros e vinham de fora. As trasmissões de cores só foram ser efetivas mesmo nove anos mais tarde.
E foi a Globo que em 1973 exibiu a primeira novela em cores aqui no nosso país; A novela "O Bem Amado". Nessa época a compra de televisores no país tinha aumentado satisfatóriamente e a emissora platinada se deu muito bem em sua empreitada. A Tv Excelsior,no entanto, se ferrou. A emissora faliu por causa de dívidas e a Globo se aproveitou disso para tomar para si os telespectadores da concorrente falida. Com programas icônicos como "Jornal Nacional", "Fantástico", "Globo Repórter" e novelas com teor erótico, a Globo assume a audiência total no país passando até da Tv Tupi. A Globo entrou para a história da tv se tornando a segunda maior emissora de tv no mundo (Caraca! Isso que é macumba bem feita!). Macumba mesmo porquê logo depois a Tv Tupi também foi pro beleléu. A emissora fechou suas portas devido a dívidas mas nunca mais foi esquecida pelo seu legado deixado á nossa televisão.
Nos anos 80 os empresários Silvio Santos e Adolpho Bloch ganham os direitos ás concessões dos canais vagos deixados infelismente pelas ótimas Tv Tupi e Tv Excelsior. Silvio criou o ainda descente Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) e Bloch criou a maravilhosa Tv Manchete (Ô saudade!).
O SBT foi ao ar em 1981 com programação mais voltada pro "povão" brasileiro onde o carro chefe era um programa de auditório apresentado pelo próprio Silvio Santos, aos domingos.
A Manchete por sua vez foi ao ar em 83 e tinha sua programação voltada para um grupo mais instruído e de maior renda.
Em 1989 a Tv Record, cuja ações pertenciam a Silvio Santos e ao Grupo Paulo Machado de Carvalho, foi cedida ao empresário Edir Macedo.
Na década de 1990, que por muitos é considerada a Década de Ouro da tv no Brasil (Inclusive por mim), a Manchete líderou a audiência com programas de auditório e com novelas como "Pantanal" e "Chica da Silva". A Manchete também trouxe para o Brasil os desenhos animados japoneses (Animes).Se não fosse a Manchete, Os Cavaleiros do Zodiaco e Yu Yu Hakusho jamais teriam chegado até nós. O SBT passou a exibir as malditas novelas mexicanas e marcou época com novelas como "Maria do Bairro" e "A Usurpadora". O SBT também fez história trazendo do México o melhor humorístico do mundo: "CHAVEZ". O programa "Domingo Legal", exibido aos domingos á tarde, fez familias no país inteiro se reúnirem na frente da tv para assistir ao afeminado Gugu Liberato com seus quadros horríveis com alto apelo sexual e tietagem de artistas. "A Praça É Nossa" também era uma líder de audiência exibida aos sábados á noite. E também havia o telejornal sensacionalista "Aqui Agora" que eternizou a imagem do Jornalista Gil Gomes e seus bordões. E não podemos esquecer do infantil Bom Dia & Cia que tinha um ótimo diferencial: As belas pernas da apresentadora Eliana á mostra!  Mais tarde foi incluido na grade de horários do SBT o "Programa do Ratinho", que tinha ótimas matérias tratando de lendas e fotos com supostas aparições de espiritos. O apresentador do programa Ratinho (Carlos Massa), ganhou o povo brasileiro com sua simplicidade e jeito envolvente de falar.
No inicio da década de 90 a tv brasileira receberia um belo presente: A MTV, que estava vindo dos EUA com conteúdo voltado para o público jovem. A MTV também trouxe os videoclipes para nossa terra e programas de assuntos variados para a galera universitária.
A econômia brasileira melhorou com a implantação do Plano Real e as pessoas mais pobres tiveram maior acesso a tv. Foi aí que a tv começou a pisar na bola. Conteúdos eróticos, sensacionalistas e filmes do Van Dame  foram inseridos na pobrezinha. A tv brasileira já começava a virar essa porcaria que é hoje.
A Manchete faliu em 1999 e em seu lugar a merda (Com o perdão da palavra) da Rede Tv de Almicare Dallevo entrou no lugar. Na virada do século XX para XXI, a tv foi inundada por Reality-Shows como o nojento Big Brother Brasil, A Casa dos Artistas, A Fazenda e O Aprendiz (Este último um pouco melhor que os outros). As novelas pioraram muito e acabaram perdendo um pouco de sua audiência, principalmente por conta da invasão das séries americanas que dão uma surra na nossa dramatúrgia (Lost que o diga). E nesse período a internet bate na cara da tv com a criação de sites de exibição de filmes e vídeos como o Youtube.
Para recuperar a audiência, as emissoras recorrem á própria internet exibindo conteúdos de seus programas no Youtube. Se Aproveitam dessa fase interativa os programas Pânico na Tv (Ou Na Band), o CQC e talkshows como o Agora É Tarde e The Noite. A tv digital é introduzida no Brasil e finalmente se torna essa porcaria que é hoje.
Mas vale se orgulhar de homens como Assis Chateaubriand que tomaram a iniciativa de trazer algo de bom para nosso país. Se não fosse a correria de Assis Chateaubriand talvez a tv nem sequer seria o que foi pra muita gente no passado. Hoje a televisão é quase como uma privada com a descarga com defeito, mas foi um grande veículo de entretenimento no passado com programas que marcaram época.
Assis criou uma porta para algo bom que foi destruída por canais podres como a Globo e a Rede Tv que só são diferentes no dinheiro que tem no banco. Ê uma pena que nossa televisão tenha se tornado essa vitrine de coisas sem sentido e sem importancia. Mas a é bom olhar pra trás e se lembrar com uma saudade gostosa de programas como "Chacrinha" ou "A Praça É Nossa" (Sim, a Praça já foi boa).


posted from Bloggeroid

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hitler E Os Nazistas