De Onde Vem A Grana Que Sustenta O Estado Islâmico?



O grupo terrorista que se auto intitula Estado Islâmico, tem dado um medinho na gente com seus vídeos de decapitação e de cruscificação desde junho do ano passado.
E parece que nesse meio tempo o grupo tem se fortalecido bem mais. Mas de onde vem o "cash money" que enche os bolços dessa gente?

Essa é fácil de responder. O Estado Islâmico (EI) ganha a vida com doações de simpatizantes, com a venda de petróleo, com sequestros e até roubo de bancos. E ainda entra uma boa parte de dinheiro do tráfico de drogas. O EI dá uma de Walter White ( Personagem da série de tv Breaking Bad, que fabricava e vendia drogas) e arrecada só com a venda de heroína uns 2 milhões de dólares (Estes números devem ter mudado de uns tempos pra cá).
Mas a principal fonte de renda desse grupo extremista é a venda de petróleo. O EI usa as táticas de guerra em que o exército vencedor fica com todos os recursos do lado perdedor e desse modo o Estado Islâmico toma para si os poços de petróleo existentes nos territórios que conquista. Depois vende o barril a preços que variam de 25$ a 40$ cada. Segundo estimativas atuais o EI pode ter em sua conta uma quantia em dinheiro que bate na casa dos bilhões de dólares.



O EI também controla algumas das principais rotas de contrabando para retirar sua fatia. O dinheiro ganho na venda de produtos falsificados também vai pro bolço do EI (Aquele óculos que você comprou no shopping popular financia a matança de pessoas mundo afora).
Os Estados Unidos até chegaram a bombardear supostas bases de petróleo pertecentes ao EI mas tudo é muito mais complexo que isso. O EI está ficando mais forte a cada dia. Mais e mais jovens tem se unido á causa dos extremistas (Alguns nem sabem oque é o Estado Islâmico). Só na Síria o EI tem controle de 25% de seu território e no Iraque, controla 40%. O EI tem uma ótima estrutura financeira (Melhor que a do Brasil), e isso torna quase impossivel cortar seu financiamento. E o que mais entristece é que os próprios países que combatem o grupo, são os mesmos que compram as tranqueiras que o EI tem pra vender. As drogas, as armas e os cds piratas que o EI comercializa é vendido aqui no ocidente e abastece nosso crime organizado. Desse modo não adianta em nada a luta dos governos mundiais contra o grupo, pois nós mesmos ajudamos a alimentar a boca de insurgentes extremistas.
Mas a guerra não está totalmente perdida. Na força desses grupos também reside sua fraquesa. Não há no mundo nada que não possa ser vencido e essa regra se aplica ao EI. Os governos só tem que saber onde devem atirar. Identificar essas rotas do tráfico e destruí-las. Isso não é fácil mas também não é tão díficil.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hitler E Os Nazistas