A Colônização de Marte: Project Mars One

Humanos morando em Marte não é mais um roteiro de um filme de Hollywood. Agora é pra valer. Conheça o projeto que vai mudar a história da humanidade.




Humanos fora da terra? Esse é um tema bastante discutido pelo homem humano e não é assunto novo. Desde que o Homo Sapiens conseguiu pôr os pés em solo lunar já se vem cogitando nossa possível mudança para outro planeta. Dado o nosso atual perigo de perder o planeta água devido a catástrofes climáticas e poluíção, a alternativa mais viável para a sobrevivência da humanidade seria, de fato, a migração para outro planeta.
Marte seria para nós a opção mais em vista pois Marte, depois da Terra, é o planeta mais habitavel do sistema solar e esta mais próximo do nosso planeta. As condições de sua superficie também é mais favorável á vida do que a de outros planetas em nosso sistema. Marte possui água em sua superficie e mesmo que essa água esteja congelada, já é um ponto de vantagem para o planeta vermelho.
Foi considerando tudo isso e outras "coisitas mas" que o engenheiro holandês, Bas Lansdorp criou o projeto Mars One. Esse projeto ambicioso visa ocupar Marte até o ano de 2025 através de uma missão tripulada sem retorno, ou seja, os escolhidos para ir até Marte não poderão voltar. A primeira fase do programa vai custar uns 6 bilhões de dólares. O financiamento será feito através da exploração comercial do projeto, sob o modelo de um reality show. Mas Lansdrop defende que o projeto não é um Big Brother e salienta: " Pretendo na verdade transmitir esse evento á maneira dos jogos olímpicos".


Na etapa de candidaturas em abril e agosto de 2013, aproximadamente 200.000 pessoas se candidataram para possíveis colonos de Marte, mas apenas 2700 passaram pelo processo seletivo. Outra seleção aconteceu agora, em 2015 e entre os 100 finalistas restantes está também uma brasileira, Sandra da Silva. Sandra não parece se incomodar com o fato de que a viagem para Marte é só de ida e rebate: " A idéia do projeto é a colonização do planeta, então é natural que tenhamos que permanecer lá."


Vale ressaltar que muita coisa pode acontecer até 2025. Talvez o projeto seja deixado de lado ou coisa do tipo, mas este é sim um passo grande da humanidade em direção ao futuro. Este é o momento de nossa história em que a ficção vira realidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hitler E Os Nazistas