A psicologia do Batman

Como será que funciona a cabeça do Cavaleiro das Trevas?


O Batman (pra mim) é de longe o super herói mais interessante do universo dos quadrinhos. Criado lá pelo ano de 1939, o homem morcego rouba a cena por que é um homem comum inserido em um mundo cheio de loucura e tristeza. Ainda menino, Bruce Wayne (Batman) perdeu os pais, assassinados na sua frente durante uma tentativa de assalto. Cresceu com ódio dos criminosos, se transformou num vigilante mascarado e foi para as ruas matar bandidos (Sim! O Batman matava em suas primeiras histórias).
Mas tudo isso você já sabe. O que você não sabe é que nosso herói da capa preta pode ter sérios problemas psicológicos (Ah vá!). Então vamos falar sobre esse problemas:

Depressão

Bom, depressão o Batman não tem. Apesar de parecer sempre muito triste, Bruce Wayne não se deixa desanimar com suas tristezas. Mas se Bruce Wayne não tivesse se transformado no Batman provavelmente ele desenvolveria um quadro preocupante de depressão e até chegaria a se matar. Isso se deve ao fato de que Bruce Wayne vive para ser o Batman e isso tráz sentido a sua vida triste e solitária.

Dupla Personalidade

O Batman é dois em um. Se reparar nos filmes e nos gibis vai notar que Bruce Wayne e Batman são duas pessoas diferentes. Até a linha de pensamento de cada um é dividida. Vestido de Batman, Bruce Wayne continua falando com voz rouca mesmo quando está sozinho com Alfred. Mas Bruce tem conciência do Batman e Batman tem conciência de Bruce. O problema real seria se Bruce parasse de se lembrar das coisas que faz quando veste a roupa do morcegão.

Estresse Pós-trauma

Perder os pais de forma tão brutal deixou Bruce Wayne com medo das ruas e de tudo ligado ao crime. Se transformar em Batman foi um meio de vencer seu trauma e de alguma forma vingar a memória de seus pais. Ele não consegue deixar de ser o Batman por que sem a roupa de morcego ele piraria de vez. Se afogaria em suas fobias mais profundas. E é por causa da simples idéia de ser o Batman que Bruce Wayne consegue exercer funções sociais como sair e ir para festas. Coisa que uma pessoa normal com estresse pós-traumático não conseguiria.

Transtorno de Impulsividade e Fúria
(Transtorno Explosivo Intermitente)

Batman/ Bruce Wayne sofre sim de um ligeiro transtorno impulsivo e de fúria. Teve até uma certa vez em que o morcegão perdeu a cabeça com Robin e estapeou o rapaz. Também no filme, "O Cavaleiro das Trevas" Batman endoida com o Coringa e surra o vilão sem dó. Mas somente no caso do Robin é que a reação violenta de Batman foi exagerada. No caso do espacamento do Coringa, o vilão tinha raptado a namorada do morcego e aí já viu. Desce a lenha no Coringa!

Enfim, esses são alguns dos problemas mentais que nosso herói morcego sofre. Mas esses problemas só nos mostra ainda mais que Batman é sem duvida o mais humano dos heróis.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hitler E Os Nazistas